IMG_9581-001.jpg

Collegium  Cantorum


Foi fundado em Curitiba, Estado do Paraná por Helma Haller em 2000. É um coro feminino independente, que se identifica pela sonoridade musical, realizando propostas carregadas de emoção, ineditismo e refinamento. Ao longo de 18 anos de atividade voluntária e contínua, este conjunto trabalha em permanente oficina de canto coral. Dedica-se à música de concerto, com ênfase no repertório brasileiro. Tem projetos diferenciados de pesquisa coral, tais como os de música sacra (brasileira e internacional); de música folclórica nacional (Pastorinhas e Cantos de Trabalho); e música medieval (Projeto Ibéria).

Constam em suas realizações mais de 300 obras, 250 eventos e a gravação de cinco CDs. Contou com a regência de ilustres maestros como Stefan Geiger, (Curitiba, junho/2016), Fernando Swiech (Hamburg, Alemanha, julho/2015); Maria Guinand (Curitiba, maio/2015); Hilary Apfestadt (NY, EUA, 2014); Gábor Hollerung (EUA, julho/2012, China, novembro/2012); Osvaldo Ferreira (Curitiba, dezembro/ 2012); Nicolau Figueiredo (Curitiba, 2006); Mônica Meira Vasquez (Suíça, julho/2005).

Sob a direção de sua fundadora, a Maestrina Helma Haller, possui  as seguintes participações internacionais: “4. Internationale Festtage geistlicher Chormusik” (Alemanha, 2005); Circuito de concertos com a “Akademiechor und Orchester Stuttgart” (Suíça, 2005); 7th World Choir Games (Ohio, EUA, julho, 2012); 1st. Xinghai Prize International Choir Championships (Guanzhou, China, novembro, 2012).  “Choral Music for Women’s Voices”  da série Distinguished Concerts International New York (DCINY) no Lincoln Center, Avery Fisher Hall (NY, EUA, março de 2014); 

IMG_9533.jpg
Cópia de Magd_Kloster1-001.JPG
Captura de Tela 2018-09-20 às 11.10.21.png

Celebrando seus 15 anos de atividade ininterrupta, o conjunto realizou em maio de 2015 o 1º Festival Internacional de Coros Femininos Curitiba, tendo como principal regente convidada a Maestrina Maria Guinand, da Venezuela. Participaram também os corais Calvin Women's Chorale e University of Michigan Women's Glee Club dos EUA, e a atuação desses grupos no evento se estendeu a coros infanto-juvenis em situação de risco social na periferia da cidade. Em julho de 2015 participou dos European Choir Games, recebendo 2 diplomas de prata pela sua performance nas categorias Música Sacra e Vocal Ensemble.
 

IMG_9512.jpg

Em fevereiro de 2017, o Collegium Cantorum   teve o privilégio de participar de um evento internacional, “Festival der Chorkulturen” ou “Festival das Tradições Corais” em Berlim, Alemanha. Pode apresentar diversos concertos, tanto exclusivos como em parceria com outros coros de vários países. Um dos concertos do grupo ocorreu no famoso auditório da Filarmônica de Berlim. Um júri profissional selecionou 12 integrantes do grupo para participar de um workshop de canto-coral, oferecido pelo Coro da Rádio de Berlim, que culminou num concerto de gala, também no espaço da Filarmônica de Berlim, sob orientação do maestro Nicolas Fink.

 

Desde 2009 Collegium Cantorum tem parceria com o Clube Curitibano Sede Concórdia, à rua Presidente Carlos Cavalcanti, 815, Curitiba, PR.

 

Conselho Diretor
Helma Haller
Ana Cristina Lago
Maria Herrmann Destefani

Diretoria Executiva
Direção Artística
Helma Haller