Helma Haller,
cantora e bacharel em Regência e Composição pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, educadora e regente, diferencia-se pela meticulosidade e refinamento em suas interpretações e pela seriedade em que pesquisa e divulga a música de concerto brasileira.
Atual representante do Brasil no World Choir Council, participa como membro conselheira em fóruns, simpósios, seminários e workshops. Contribui ativamente nos eventos e com artigos para publicações pela Interkultur e Crescendo Internacional. Seus dados constam no Who is Who in Choral Music.
Atua como coach na finalização do preparo de musicistas em solos e conjuntos de câmara, para gravações e apresentações; como palestrante em seminários sobre música brasileira, música sacra e vocal e como regente convidada para trabalhos específicos a nível nacional e internacional. Efetuou a coordenação geral do 1º Festival Internacional de Coros Femininos Curitiba, que aconteceu em maio de 2015, tendo como convidada especial a Maestrina Maria Guinand.
No ano de 2016 foi responsável pela formação e a preparação Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica do Paraná, (OSP) para as obras Sonho de uma noite de verão de F. Mendelssohn (junho) e Der Freischütz de Carl Maria von Weber (novembro) sob a regência do Maestro Stefan Geiger. Produção do Centro Cutlural Teatro Guaíra.
Em maio de 2018 participou como convidada especial do coro de câmara Soli Deo Gloria de Stuttgart em tournée na Alemanha junto à Jerusalem Baroque Orchestra (David Shemer) sob regência de Monica Meira Vasques, integrando também o CD “Der Messias” de Händel em idioma hebraico, gravado para as comemorações dos 70 anos de fundação do Estado de Israel, lançado em janeiro de 2019.
Em fevereiro de 2017 conduziu o Collegium Cantorum em concertos na Philhalmonie Berlin, Alemanha, participando com suas cantoras em um concerto junto ao renomado Coro da Rádio de Berlim.
Pelo seu desempenho como regente do Collegium Cantorum na competição coral European Choir Games na Alemanha em julho de 2015, o grupo recebeu 2 Diplomas de Prata. Apresentou-se como cantora, diretora do Collegium Cantorum e responsável pela pronúncia em português da obra brasileira apresentada no Avery Fischer Hall, Lincoln Center, em março de 2014 na série Distinguished Concerts International, New York, e em 2012 na 7th World Choir Games, em Cincinnati-Ohio, EUA. No mesmo ano fez parte da equipe internacional de jurados no 1st Xinghai Prize Internacional Choir Championships, em Guangzhou CHINA.
No ano de 2000 fundou seu próprio grupo, o “Collegium Cantorum – Coro Feminino”, com o intuito de oferecer a estudantes e profissionais da música oportunidade de desenvolver seu talento e complementar sua formação acadêmica. Este conjunto tornou-se um centro de excelência, uma contínua escola de canto coral e um nome de referência. Efetuou registro de obras inéditas do repertório coral brasileiro nos CDs “Ecos da Fé na Alma Brasileira”, (2008), “Natal Brasileiro”, (2010) “Rodrigo Herrmann – Vida e Obra” (2013) e “Villa-Lobos Sacro – a Missa São Sebastião” (2014).
Ocupou o cargo de regente do Coro da Camerata Antiqua da Fundação Cultural de Curitiba até dezembro de 2012. Participou deste grupo profissional como cantora, preparadora do coro e conselheira artística desde 1980 em concertos, tournées e cerca de 12 Discos. Entre os principais trabalhos sob sua direção listam-se:
(01) 1999 - Estréia mundial da obra “Turris Ebúrnea” para coro e orquestra de Harry Crowl, por ocasião do Jubileu de Prata da Camerata;
(02) 1999 - Lançamento dos festejos “Brasil – 500 Anos”, da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná, com obras de Heitor Villa-Lobos;
(03) 1999 - Lançamento do programa “500 anos do Brasil”, em Brasília, DF;
(04) 2004 – Programa “Polifonia Vocal no Mundo Germânico”;
(05) 2007/2008 – Concertos Cênicos: “Cores do Brasil”;
(06) 2008 - Programa “Lampejos da Música Sacra Brasileira”;
(07) 2009 – Programa “Música Sacra do Século XX” e “Fantasia”;
(08) 2010 e 2011 - Programa“Celebração – Poemas e Canções Alemãs”;
(09) 2011/2012 - Ein Deutsches Requiem, de Johannes Brahms;
(10) Tradução das obras corais de idioma alemão para o português.
Sob sua batuta seus grupos têm marcado presença relevante no cenário nacional e internacional, com apresentações na Alemanha, Suíça, Portugal, Dinamarca, Itália, Estados Unidos e China.
Musicista de fino talento, Helma procura, em seus programas, unir as várias linguagens poéticas, visando uma interpretação mais abrangente. Envolve a retórica musical e do texto, o movimento dramático e cênico, a estética visual, e, zelando pela excelência da música, pretende construir um elo com o público e incluir o conteúdo artístico na vida diária do espectador.
Ana Cristina Lago Calderon
Graduada no Curso Superior de Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. É regente, compositora, cantora e arranjadora. Possui farta experiência com coros infantis e adultos de escolas e projetos sociais, e na formação de professores.
É Coordenadora do Núcleo de Música do projeto Nós Fazemos Cultura em Piraquara, da Associação Beneficente São Roque. Este projeto, onde também é fundadora e regente titular do Coro Gato na Tuba, atinge 200 crianças e adolescentes em situação social vulnerável. Os programas de ensino de Música abrangem a musicalização infantil, os coros infantis e juvenis, o aprendizado de instrumentos e a formação de grupos de cordas e flautas.
É fundadora, cantora e Maestrina Adjunta do Collegium Cantorum, coro feminino curitibano que atua na pesquisa e difusão da Música brasileira de concerto.
Tem grande interesse em processos coletivos que se utilizam da criatividade como ferramenta de integração social.
.
Maria Herrmann Destefani
Cantora, socióloga, pesquisadora, formada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em planejamento, gerenciamento e Administração Pública, pela Japan International Cooperation Agency - JICA, compõe a Equipe de Direção do Grupo desde sua fundação. Foi responsável por diversos projetos de cultura apresentados e aprovados pelo Grupo, destacando-se especialmente os projetos relacionados à pesquisa brasileira, como Pastorinhas – Collegium Cantorum Vivencia Folclore Natalino e Cantos de Trabalho, este último, fruto de extensiva pesquisa de campo. Foi Diretora de Recursos Humanos do Estado do Paraná, Assessora da Casa Civil da Governadoria deste mesmo Estado e Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Sua formação e experiência profissionais trouxeram importante contribuição para a apresentação e gerenciamento dos Projetos relacionados à Cultura Brasileira.