Acordes Poéticos

acordes.jpg

'O conjunto tem especial interesse no repertório brasileiro e lança seu quinto CD, integralmente dedicado à produção coral do Brasil. Temos aqui grandes autores dos séculos XIX e XX, como Chiquinha Gonzaga, Alberto Nepomuceno, Glauco Velásquez e Bento Mossurunga. Grande parte desse repertório ainda se encontra em manuscrito e foi pouco ou nunca gravado. E, se de um lado o disco recupera esse legado musical, de outro ainda traz textos de importantes poetas brasileiros que tiveram suas obras musicadas.
A interpretação sensível e o trabalho cuidadoso de seleção musical se completa com a apresentação das informações das obras e seus autores, bem como os textos dos poemas (também gravados de forma declamada). Não haveria melhor forma de comemorar a “maioridade musical” que o grupo alcança em 2018.'

Trecho da nota introdutória, feita por Camila Fresca, renomada jornalista e musicóloga.

Villa-Lobos Sacro

Este CD traz ao ouvinte obras sacras do maior compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos, dentre as quais está uma das mais importantes obras do gênero para coro a capella: a Missa São Sebastião. Poucos coros no mundo se propuseram a registrá-la e muito poucos coros brasileiros a interpretaram. Daí a relevância deste empreendimento do Collegium Cantorum - Coro Feminino, que conta com a fidelidade do Grupo Triunfo, parceiro numa caminhada de mais de 10 anos. É com orgulho que apresentamos essa joia musical ao público.

 

villa-lobos.jpg

Rodrigo Herrmann - Vida e Obra

Capa para Streaming Preta.png

Rodrigo Herrmann, organista, compositor, crítico musical, professor, regente, improvisador, nasceu na Cidade de São Paulo, Brasil, em 18 de janeiro de 1916 e faleceu em Curitiba (PR), em 19 de novembro de 1971. Teve formação no Seminário de Oblatos de São Bento, em Sorocaba (SP).

Compositor emérito produziu uma bagagem considerável de obras de música, tendo escrito para coros sacros, não sacros, solos, piano, órgão e guitarra. Sua melodia e harmonia fluem abundante e original, sobre diferentes temas e diferentes estilos. Seu estilo de composição foi considerado totalmente novo na época, ressaltando-se, de modo especial, o caráter da grandiosidade de cada fórmula rítmica, quase em cada nota. Sua morte precoce aos 55 anos deixou profunda comoção na classe artística.

Natal Brasileiro

Neste CD, o ouvinte terá uma ideia do natal brasileiro, com a possibilidade de degustar os vários sabores musicais encontrados no nosso vasto país. São obras de vários compositores brasileiros, como José Vieira Brandão, Ernani Aguiar, Artur Iberê de Lemos, José Alberto Kaplan, entre outros. Através do chorinho “Neste natal vamos louvar ao Criador de forma bem original, bem diferente...”, vimos apresentar a maneira brasileira de comemorar “com muito canto, muita dança, muita festa”. Foi dado destaque a trabalhos de compositores do Estado do Paraná, como Brasílio Itiberê, Rodrigo Herrmann, Ítalo Todeschini, Henrique de Curitiba, José Penalva e Bento Mossurunga, personalidades que, lecionando, compondo ou regendo, contribuíram decisivamente para a formação de uma geração de paranaenses. Muitas das obras têm sua origem no folclore, melodias despretensiosas, música do povo. Seria possível ouvi-las cantadas pelas famílias, pelas crianças, nas escolas, comunidades. Outras, com sonoridades desconhecidas, conduzem a celebração por caminhos mais contemporâneos, e ainda outras remetem a países distantes, que nos influenciaram com sua cultura e sonoridade. Tudo isso é Brasil, terra de todas as gentes, e esse CD é nossa contribuição para que o país possa celebrar o natal adorando, embalando, “cantando, dançando e louvando o Menino Deus!”

 

natal.jpg

Ecos da Fé na Alma Brasileira

Eco, Ressonância,
Resposta a um impulso maior!
Uma vibração interior
Transformada em sons,
Reflexo do próprio Criador?
Inspiradas melodias dedicam a Deus
Um eco de louvor pelo Seu toque restaurador!

O CD "Ecos da Fé na Alma Brasileira" com palavra de apresentação do maestro Aylton Escobar, oferece aos aficionados da Música Sacra um retrato do Brasil desde o tempo de D. João VI, cuja transferência para o nosso País está comemorando seu bicentenário (1808-2008).

A presença da Corte Real portuguesa em terras brasileiras representou um marco decisivo para a evolução política e econômica do País. E foi também um acontecimento dos mais importantes para a vida social da nova terra, que já buscava firmar sua identidade cultural.

Pai Nosso, em três versões, musicadas por diferentes compositores e apresentando variadas concepções estéticas, é um registro sonoro inédito que pretende cativar o público.

Missa de Neukomm é a obra central do disco, um retrato das expressões musicais e religiosas que fizeram daquele um período de destacadas conquistas para a nacionalidade brasileira.

Com orientação teológica e estética diferenciada, outras obras mais contemporâneas convidam a uma reflexão sobre o sagrado e sua repercussão atemporal na vida humana.